quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mensagem de Ano Novo


É muito comum desejar tudo de bom e que tudo se realize quando o Ano Novo chega, mas hoje, eu desejo um pouco mais:mais do simples e menos do material, mais do que importa e menos do que reluz, mais do que preenche e menos do que faz volume, mais do que precisamos e menos do que já estamos cheios, mais do que faz a diferença e menos do que já nos faz cômodos...Pra esse ano de 2009 eu desejo e quero PAZ; eu desejo e quero AMOR, eu desejo e quero RESPEITO; eu desejo e quero DIGNIDADE; eu desejo e quero CARINHO; eu desejo e quero COMPREENSÃO; eu desejo e quero AMIZADE; eu desejo e quero SOLIDARIEDADE; eu desejo e quero PREOCUPAÇÃO; eu desejo e quero TOLERÂNCIA; eu desejo e quero INCÔMODO; eu desejo e quero VIDA!Quero o fim da violência, o fim das guerras sem sentido, o fim do verbo ‘ter’, o fim das mortes sem porque, o fim da intolerância, o fim da falta de respeito, o fim do preconceito!Quero ver esse ano como uma oportunidade de realmente fazer um mundo melhor, fazer do mundo um lugar em que seja bom viver, o qual desejemos deixar para nossos filhos...Depende de cada um parar de pensar apenas em seus problemas e desejos e começar a pensar que todos somos iguais, de carne, osso e coração; e por isso, merecemos respeito e ajuda.Então, enquanto você estiver se fartando com suas famílias e amigos ao redor de uma mesa cheia de pratos saborosos, não se esqueça que milhões de pessoas morrem de fome, de sede, de frio, de doenças banais e outras sem cura...Não se esqueça que nessa noite - e assim será por todo o ano – um monte de gente não vai ter sequer um amigo para dizer eu estou aqui por você, não vai ter um teto para se abrigar num dia de chuva ou de sol violento, vai chorar sem ter ninguém para enxugar suas lágrimas e, por mais incrível que pareça, vai sorrir, mas ninguém vai ver.Portanto, não desperdice sua comida, não fique meia hora debaixo do chuveiro, doe seus agasalhos e cobertores que ficam há tempos no fundo do guarda-roupas, não reclame quando sua mãe insiste em levar você ao médico e ouça os conselhos sobre como se prevenir de doenças...Abrace pelo menos um amigo com todo o sentimento do seu coração, sorria para um estranho, de “Bom dia” mesmo que não seja correspondida (talvez, sem saber, você faça melhor o dia de alguém), agradeça a Deus ou a qualquer força maior que você acredita por tudo o que você tem e tenha consciência de que muita gente no mundo daria tudo para ter aquele carro que mal anda, aquela casa pequena, aquelas roupas fora de moda, aqueles sapatos que não combinam com nada, aquele prato cheio de verduras e legumes e tudo o mais que você tem e costuma achar horríveis.Valorize o que realmente importa e não se esqueça que tem muita coisa que passa pelo seu caminho e você não consegue enxergar a verdadeira importância!Sei que vai demorar, mas talvez um dia o discurso de Ano Novo possa ser outro!FELIZ 2009!!!


Mariana Rosell

Um comentário:

Pedro Leco, disse...

A grande palavra é: Solidariedade! Tudo que você disse se resume a isso. Ano passado Oscar Niemeyer fez 100 anos e a TV resolveu lembrar dele e mostrar alguns especiais. Foram nesses especiais que o Oscar me ensinou isso. Pergutaram pra ele: "Se você tivesse que dizer apenas uma palavras, qual você diria?". Ele respondeu: "Solidariedade!".

É isso!!! =]

Não sei se você já leu. Mas vai lá no deujazz e no 'capítulo' Em Marte, procura o texto "Solidariedade".

Beijo Mari!!!